Título: O menino da lista de Schindler
Autor: Leon Leyson
Editora: Rocco
Páginas: 256

Sinopse: Um pequeno vilarejo, os irmãos, os amigos, as corridas nos campos, os banhos de rio: essa é a verdadeira história de Leon, a história de um mundo despedaçado pela invasão dos nazistas. Quando em 1939 o exército alemão ocupou a Polônia, Leon tinha apenas dez anos. Logo ele e sua família foram confinados no gueto de Cracóvia junto a milhões de outros judeus. Com um pouco de sorte e muita coragem, o menino conseguiu sobreviver ao inferno e foi contratado para trabalhar na fábrica de Oskar Schindler, o famoso empreendedor que conseguiu salvar mais de mil e duzentos judeus dos campos de concentração.
Neste testemunho que ficou por tanto tempo inédito, Leon Leyson nos conta sua extraordinária história, na qual, graças à força de um menino, o impossível se tornou possível. O Menino da Lista de Schindler é um legado de esperança e um chamado para que todos nós nos recordemos daqueles que não tiveram a chance do amanhã.

Minha opinião: 
Leyson, me proporcionou nessa autobiografia sentimentos variáveis.
Entre  lágrimas, a cada pagina lida um pensamento:  "meu Deus..."
Várias vezes me questionei, como um ser humano pode ser tão cruel ?
O maior genocídio de todos os tempos, e quanta intolerância ...

Confesso que apesar da leitura fluir, Leyson me fez parar algumas vezes pra me recompor, em 1939 com apenas 10 anos de idade, os horrores do holocausto roubam sua infância deixando marcas profundas e feridas que nunca serão cicatrizadas.

E os anos foram se passando, com 13/14 anos ,Leyson encontrou em seu caminho aquele que seria seu salvador...
Oskar Schindler ...Um homem e sua lista que muitos conhecem como "A lista de Schindler" Foi assim que Leyson ficou conhecido como "O menino da lista de Schindler" (  o mais novo dos 1.100 judeus salvos por Oskar Schindler durante o regime nazista).

Um  livro emocionante...
Uma lição de humanidade, que em meio aos horrores de um tempo sombrio,ainda me faz ter fé e esperança que o homem se compadece com o seu próximo.

Leyson tem muito o que contar nesse livro, e eu vou ficando por aqui, e deixar ele próprio através das páginas contar o que pra mim foi um dos relatos mais comoventes que já lii ...




Deixe um comentário